VENDER CARRO SINISTRADO, PODE SER CONSIDERADO MÁ-FÉ, ATÉ MESMO ENTRE PESSOAS FÍSICAS.

O termo “sinistro” é bastante conhecido por quem tem carro, já que é usado nos contratos de seguradoras. Mas, apesar de familiar, muita gente ainda tem dúvidas sobre ele, e se você também não sabe ao certo o real significado de um sinistro, fique tranquilo.No post de hoje, nós não só vamos falar sobre o que é um sinistro, como, também, preparamos dicas para que você não faça um mau negócio comprando um carro sinistrado sem saber, protagonizando o famoso ditado de “levar gato por lebre”. Vamos lá?O que é um sinistro?

Para entender o que é um carro sinistrado, primeiro, é preciso saber como as seguradoras interpretam um sinistro. Quando existe uma apólice de seguro, são elencados, nela, os prejuízos aos quais o segurado terá direito à cobertura, ou seja, receberá ressarcimento – e esses danos são os chamados sinistros.

Quando um carro sofre um sinistro, que pode ser uma batida, vidro quebrado ou arranhões na lataria, e está segurado, isso significa que a seguradora vai pagar uma indenização proporcional ao dano causado quando ele ficar abaixo dos 75% do valor de mercado.

Esse tipo de sinistro é conhecido como parcial. Agora, quando ocorre roubo ou furto do veículo, a seguradora cobrirá o valor integral da indenização, e, por isso, ele é chamado de sinistro total.

Captura de Tela 2019-04-23 às 13.41.32

Carro sinistrado pode ser comercializado?

Um carro sinistrado, apesar de muitas pessoas acharem que seja ilegal, pode, sim, ser comercializado, tanto que até existem leilões que só têm lances de veículos com essa característica.

O grande problema para o consumidor é quando ele cai em golpes de pessoas e revendedoras mal intencionadas, que negociam e vendem um carro sinistrado como se ele nunca tivesse sofrido um sinistro.

Além do risco do veículo apresentar problemas, principalmente quando o sinistro foi uma batida com o comprometimento do motor, quem compra um carro sinistrado sem saber ainda acaba tendo que arcar com outros prejuízos. Isso porque esses veículos perdem o seu valor de mercado em, pelo menos, 30 a 40%, já que os compradores acabam não tendo interesse por não saber, ao certo, o histórico do carro.

Outra grande desvantagem de um carro sinistrado é a dificuldade em conseguir fazer um seguro, uma vez que, como a probabilidade de ele apresentar problemas que comprometam o seu funcionamento é alta, aproximadamente 90% seguradoras se reservam o direito de não aceitar esse tipo de veículo – até porque ele já foi indenizado anteriormente. Quando o proprietário encontra uma seguradora que aceita fazer o seguro, a apólice e a franquia acabam tendo um valor muito mais alto do que aquele que seria normalmente praticado se não houvesse histórico de sinistro.

Como saber quando um carro sinistrado está sendo negociado?

Como vimos, existem pessoas que tentam negociar carros sinistrados agindo de má fé, escondendo o dano ao qual o veículo foi sujeito anteriormente. Portanto, para que você não caia na lábia do mal intencionadas, é preciso ter alguns cuidados.

Primeiro de tudo, peça para ver o documento do veículo. Apesar de a documentação de um carro sinistrado ser igual à de qualquer outro veículo, na parte inferior do documento estará escrito “SINISTRO/RECUPERAÇÃO”, indicando que ele já sofreu algum dano coberto por uma seguradora.

Além de observar essa questão, você deve escolher com cuidado a revendedora com a qual vai fechar negócio ao comprar um seminovo. Pesquise pelo histórico dela, a opinião de outros clientes e a sua reputação no mercado.

Captura de Tela 2019-04-22 às 10.34.33
Antes e depois de um carro sinistrado

 

just sold
EXEMPLO DE CONSULTA REALIZADA PELA NETCAR|RC
336_151552ipva_2019
NA NETCAR-RC, TODOS OS VEICULOS POSSUEM LAUDO VEICULAR

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: