Como Funciona o Sensor de Pressão dos Pneus

O objetivo do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) em seu veículo é avisá-lo de que pelo menos um ou mais pneus estão significativamente inflado, possivelmente criando condições de condução inseguras. O indicador de pressão do pneu baixo TPMS é um símbolo amarelo que se ilumina no painel de instrumentos do painel em forma de seção de pneu (que se assemelha a ferradura) com um ponto de exclamação.

Essa luz indicadora no seu veículo tem um histórico. É uma história enraizada em anos de incerteza sobre a pressão adequada dos pneus e muitos acidentes de carro graves que poderiam ter sido evitados se os motoristas conhecessem sua pressão do ar era baixa. Mesmo agora, estima-se que um número substancial de veículos atingiu a estrada a cada dia com pneus submersos. No entanto, a manutenção adequada dos pneus com o auxílio de um TPMS pode ajudar a prevenir muitos acidentes graves.

Antes que esta luz indicadora se tornasse comum, saber se sua pressão de ar atingira níveis inseguros significava sair, agachar-se e usar um indicador de pneu. Com poucas exceções, essa era a única ferramenta de controle de pressão que os consumidores comuns tinham à sua disposição.

 

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Em seguida, em resposta a um aumento nos acidentes devido a pneus insuficientes, o governo dos EUA aprovou o Ato de Reforço, Responsabilidade e Documentação (TREAD) de Recuperação de Transporte. Um dos resultados desta legislação é que a maioria dos veículos vendidos nos Estados Unidos desde 2007 inclui um sistema de monitoramento de pressão de pneus de algum tipo.

Nem todos os TPMS funcionam da mesma maneira. A iluminação do indicador de baixa pressão do pneu representa o passo final no processo de um TPMS indireto ou um TPMS direto.

TPMS INDIRETO: O QUE É O TPMS INDIRETO E COMO FUNCIONA?

Um TPMS indireto geralmente depende de sensores de roda que o sistema de freio antibloqueio usa. Esses sensores medem a taxa de revolução que cada roda está fazendo e podem ser usados por sistemas de computador de bordo para comparar uns com os outros e com outros dados de operação do veículo, como a velocidade.

Com base na taxa de revolução de cada roda, o computador pode interpretar o tamanho relativo dos pneus em seu veículo. Quando uma roda começa a girar mais rápido do que o esperado, o computador calcula que o pneu está insuficiente e avisa o motorista de acordo.

Assim, um sistema indireto de monitoramento da pressão dos pneus na verdade não mede a pressão dos pneus. Não processa eletronicamente o mesmo tipo de medida que você pode ver com um medidor de pneu. Em vez disso, um monitor de pressão de pneu indireto simplesmente mede a rapidez com que seus pneus estão girando e envia sinais para o computador que irá acender a luz indicadora quando algo na rotação parece errado.

VANTAGENS DO TPMS INDIRETO

  • Relativamente barato em comparação com um TPMS direto.
  • Requer menos programação / manutenção ao longo dos anos do que um TPMS direto.
  • Menos manutenção geral da instalação do que a contrapartida direta.

 

DESVANTAGENS DO TPMS INDIRETO

  • Pode ficar impreciso se você comprar um pneu maior ou menor
  • Pode não ser confiável quando os pneus estão desgastados
  • Deve ser reiniciado após inflar adequadamente cada pneu
  • Deve ser reiniciado após rotação de pneus de rotina

 

TPMS DIRETO: O QUE É O TPMS DIRETO E COMO ELE FUNCIONA?

O TPMS direto usa sensores de monitoramento de pressão dentro de cada pneu que monitora níveis de pressão específicos – e não apenas dados de revolução da roda do sistema de travagem antibloqueio.

Os sensores em um TPMS direto podem até mesmo fornecer leituras de temperatura do pneu. O sistema direto de monitoramento da pressão dos pneus envia todos esses dados para um módulo de controle centralizado, onde é analisado, interpretado e, se a pressão dos pneus for menor do que deveria, transmitida diretamente para o painel de controle onde a luz indicadora se ilumina. Um monitor de pressão de pneu direto geralmente envia todos esses dados sem fio. Cada sensor possui um número de série único. É assim que o sistema não só distingue entre si e sistemas em outros veículos, mas também entre leituras de pressão para cada pneu individual.

Muitos fabricantes usam tecnologia proprietária para esses sistemas altamente especializados, então substituir um TPMS de forma consistente e compatível com seu veículo exigirá um técnico experiente e experiente.

VANTAGENS DE TPMS DIRETO

  • Entregar as leituras reais da pressão do pneu no interior do pneu
  • Não propenso a imprecisões por rotações de pneus ou substituições de pneus
  • Ressincronização simples após rotação de pneus ou substituição de pneus
  • As baterias dentro dos sensores costumam durar cerca de uma década.
  • Pode ser incluído no pneu sobressalente de um veículo

 

DESVANTAGENS DO DIRECT TPMS

  • Mais caro do que um TPMS indireto
  • Embora simples, a ressincronização pode exigir ferramentas dispendiosas.
  • Bateria raramente útil; Se a bateria estiver drenada, o sensor inteiro deve ser alterado.
  • Os sistemas proprietários tornam a instalação, o serviço ea substituição confusos para consumidores e lojas de automóveis.
  • Os sensores são suscetíveis a danos durante a montagem / desmontagem

 

PRESSÃO E SEGURANÇA DOS PNEUS

Embora os métodos possam ser diferentes, ambos os sistemas atendem o mesmo propósito e ativam a mesma luz indicadora. Mesmo que um TPMS possa fornecer alertas precisos quando mantido corretamente, não é um substituto para verificações de pressão de ar manual, considere apenas um outro item na caixa de ferramentas de manutenção de carro.

 

Fonte : Jedal

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