Dicas de economia do tio Max

Meu tio Max sempre foi apaixonado por carro. Lembro dele encerando e polindo seu MONZA SLE com todo cuidado e carinho. O tio também gostava de falar para amigos e familiares do quão econômico era seu carro. Ele sempre dizia:

” O segredo do consumo é conhecer o carro, saber como conduzir de maneira inteligente e manter a manutenção em dia.”

O tio sempre reclamava que ao emprestar o carro para os outros a média de consumo piorava muito. Se vangloriava de ser até 40% mais econômico na “mão” dele.

ELFN8SNYQ6

 

Dias atrás, enquanto procurava dicas de especialistas para melhorar consumo de veículos lembrei dele e resolvi retomar o tema com o tio Max e compartilho com vocês algumas dicas do tio:

  • Atenção aos pneus: a primeira dico do tio é pra conferir semanalmente a calibragem dos pneus. Rodar com pneus fora da calibragem indicada prejudica o consumo.
  • Marcha Lenta: nos veículos de câmbio manual, o tio Max sugere a troca de marchas na faixa de 2.500 giros. Nesta condição o consumo é bem mais eficiente. Em veículos com câmbio automático é importante ficar atento à pressão que se exerce no pedal do acelerador para que as trocas sejam suaves.
  • Suave e sempre: dirigir de forma agressiva e sair cantando os pneus como nos filmes de ação prejudica o consumo. Assim como as freadas bruscas, isso só serve para gastar combustível sem necessidade. No tráfego urbano, cerca de 50% da energia necessária para impulsionar seu carro é usada na aceleração. Portanto, vá com calma, que você chega lá.
  • Cuide da manutenção do carro: Cuide bem do seu carro. Faça manutenção regularmente, seguindo as instruções do fabricante. Um motor mal regulado pode gastar muito mais combustível e gerar mais emissões do que um motor bem mantido. Filtros de ar e óleo do motor sujos também podem aumentar o consumo de combustível. Troque o óleo quando necessário e certifique-se de usar o mais adequado para seu motor.
  • Evite deslocamentos curtos: Motores levam tempo para atingir a temperatura que possibilita uma eficiência ótima no consumo de combustível, e os conversores catalíticos que reduzem emissões podem levar até oito quilômetros para se tornar eficazes. Por isso os veículos são menos eficientes no consumo e mais poluentes no início de um percurso ou em trajetos curtos. Vá a pé ou de bicicleta se possível.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: