Perspectivas para setor automotivo.

 

O setor automotivo atravessou um momento bastante crítico nos últimos anos, refletindo os impactos da crise que atingiu toda economia brasileira com aumento do desemprego, crescimento do endividamento e aceleração da inflação. Para agravar ainda mais a situação, as taxas de juros subiram significativamente. Com isso, como não poderia ser diferente, os licenciamentos de veículos exibiram expressiva queda. Nesse contexto, o setor de veículos seminovos, embora tenha sofrido relativamente menos quando comparado ao segmento de novos, também foi impactado pela recessão econômica.

net5
Netcar|RC – Esteio/RS

 

Em uma análise mais detalhada é possível verificar que os licenciamentos de seminovos, depois de exibir retração em 2015 apresentaram moderada estabilização em 2016. Contudo, de forma gradual o setor parece ter superado o momento ruim, voltando ao terreno positivo neste ano. Com isso, depois de quase dois anos exibindo taxas negativas, as vendas de veículos usados voltaram a crescer. Entre os principais responsáveis pela melhora, é possível citar: i) queda do endividamento das famílias; ii) a melhora na confiança dos consumidores; e iii) a redução nas taxas de juros.

Nesse cenário, com melhora gradual da economia brasileira, as vendas de veículos devem voltar a exibir desempenho favorável. Em particular, o setor deve ser favorecido pelo movimento de redução dos juros, os quais já estão em queda, favorecendo o consumidor através da diminuição no custo do crédito. Portanto, as perspectivas se mostram auspiciosas, em especial para o cliente que, com a maior disponibilidade de crédito e os juros mais baixos poderá, depois de um período de apreensão, voltar ao mercado.

Diogo Metzdorff

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: