Sabe aquela história de que carro só desvaloriza? Em parte é real, uma vez que ao longo do tempo o valor de mercado de um veículo, mesmo que você tenha comprado ele zero km ou seminovo, sofrerá desvalorização (estima-se que a perda média é de 10% ao ano, podendo oscilar de acordo com modelo, marca entre outras características).
Ainda assim, o que muitos proprietários não compreendem é que a oscilação pode ser menor de acordo com o cuidado que este veículo recebe. Utilizar o carro com um programa correto de manutenção e conservação po
de representar perdas bem menores do que a média do mercado.
Num futuro negócio, será levado em consideração as revisões realizadas, o estado dos pneus e confiabilidade, os cuidados com suspensão, a rotina de toca de óleo e filtro, o estado da pintura e conservação do veículo e, ainda, o acabamento interno, desde estofados até tapetes.
Tomar cuidado quanto ao programa de manutenção, revisar itens periodicamente, manter o veículo em ótimo estado de conservação pode ser muito vantajoso no momento da avaliação.
Algumas recomendações da nossa equipe técnica:
- Verifique a calibragem dos pneus pelo menos 1x por semana. Rodar com pneus “murchos” aumenta o desgaste do composto e o consumo de combustível.
- Verifique o óleo a cada 2 mil km rodados e efetue trocas dentro da data estabelecida pelo fabricante.
- Revise a cada 10 mil km, em mecânica de confiança, o estado de correias, fluidos, sistema de freio e suspensão.
- Respeite os limites de carga e passageiros do seu veículo.
- Procure estacionar sempre a sombra, evite umidade e proteja a pintura do seu veículo.